Ciências

Pretende-se nesta área a dinamização de atividades complementares às ciências experimentais: ciências naturais e físico-químicas.

Neste âmbito, sugere-se:

Todos os anos - Arrábida da Serra ao Mar - Património Mundial da Unesco . Visionamento do documentário (47mn) - Elaboração de desenhos/composições/debate sobre o documentário. Sala de aula

 5ºano

Atividade Descrição Material Local
Visionamento do filme - Era uma vez a vida Visionamento do filme (24:56); identificam a célula (unidade básica do s.v.), desenham e fazem a sua legenda

computador - internet - projetor;

folha de papel

sala de aula
Jogo da forca-animais Jogo on-line computador-internet sala de aula

  Ciclo da ág ua

  

 

 

construção em papel

do ciclo da água

cópias do ciclo da água;

cartolina; tesoura; cola

sala de aula
B.I. do animal em vias de ex tinção Realização de cartões com a informação sobre os animais. Cartolina; imagem do animal; canetas; computador para pesquisa sala de aula
Jogo "baralho animal"

Jogo de cartas sobre animais (instruções)

Instruções; cartas a levantar na repografia sala de aula

 

6ºano

Atividade Descrição Material Local
Vídeos corpo humano

animação sobre o corpo humano-  consultar separador da cinemateca

 Para cada vídeo, será organizado um debate sobre o tema.

computador-internet

Ludoteca

ou sala de aula

Jogo da forca - alimentação jogo on-line

computador-

internet

sala de aula

 

7ºano

Atividade Descrição Material Local
Vídeo - Planeta dos dinossauros

visionamento do vídeo - 48mn;

elaboração de um desenho com os vários dinossauros

computador e projetor; folhas brancas e lápis de cor sala de aula
jogo “baralho célula” jogo com cartas sobre as células-levantar jogo na repografia  (instruções) cartas e instruções do jogo

Ludoteca

ou sala de aula

Ciclo da água

Construção em papel

do ciclo da água

 

cópias do ciclo da água;

cartolina; tesoura; cola

sala de aula

 

8ºano

Atividade Descrição Material Local
Ciclo da água

construção em papel

do ciclo da água

cópias do ciclo da água;

cartolina; tesoura; cola

sala de aula

Cadeia alimentar construção em papel de uma cadeia alimentar instruções; cartolina; folhas papel branco; canetas; tesoura sala de aula
vídeo - "conservaçao do planeta" visionamento do vídeo e elaboração em grupo de uma composição sobre o mesmo. Debate. Computador e projetor. Papel e caneta sala de aula
vídeo - A cadeia da vida 26mn visionamento - Escrevem numa folha: definição de cadeia alimentar; fotssintese Computador e projetor. Papel e caneta sala de aula

 

9ºano 

Atividade Descrição Material Local
Vídeos corpo humano

 
animação sobre o corpo humano - consultar separador cinemateca
 
Para cada vídeo, será organizado um debate sobre o tema.
computador-internet sala de aula
Visionamento do filme (24:56); identificam a célula (unidade básica do s.v.), desenham e fazem a sua legenda
 
computador - internet - projetor;
 
folha de papel
sala de aula

Viagem fantástica ao corpo humano

 

Parte I - nascimento e infância (33mn). Composição sobre as caraterísticas da infância.

computador-internet-projetor

sala de aula

Viagem fantástica ao corpo humano Parte II - adolescência; amor, atração, concepção e gravidez. do mn 33 ao 56mn (23mn) - Composição e debate sobre a adolescência. computador-internet-projetor sala de aula
Viagem fantástica ao corpo humano Parte III -  Idade adulta do mn 56 até ao fim (25mn). Composição sobre as caraterísticas da idade adulta computador-internet-projetor sala de aula
Nota - tempo total do filme "viagem fantástica" - 81 minutos  


 

 

Galeria de Fotos: Ciências Exp